Como o Pilates pode ajudar na perda de peso

May 4, 2015

Uma pergunta recorrente é se o método Pilates é ou não bom para a perda de peso. Frequentemente, associamos o combate aos quilinhos extras exclusivamente à exercícios aeróbicos e com alta queima de calorias por hora. Porém, a perda de peso é uma questão um pouco mais complexa e procuramos esclarecê-la melhor, mostrando como graças ao foco em grandes grupos musculares e movimentos lentos e controlados o Pilates popularizou-se como um exercício que favorece à perda de peso.

 

1) Mais Músculos = mais calorias queimadas

Criar massa muscular é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial de queima de calorias. Pilates pode ajudar você a conseguir isso. Em termos simples, o Pilates é um treinamento de força. Trabalhamos com resistência para aumentar a força e, portanto, a massa muscular, que é essencial para gerar um aumento no metabolismo

 

2)  Melhor postura, melhor aparência

Uma das melhores maneiras de olhar no espelho e sentir-se mais magro é ter uma boa postura. Pilates ajuda a criar uma melhor postura por tonificar não só o seu abdômen, mas o seu centro de força também.  Todo o trabalho de Pilates é realizado com o alinhamento apropriado e atenção à postura. Ao estabelecer o alinhamento da coluna vertebral ideal, você pode facilitar uma melhora na circulação sanguínea e linfática e aumento da resistência dos músculos ao longo da coluna vertebral. Não só os músculos da coluna vertebral tonificados vão ajudar a continuar a perder peso através de aumento do metabolismo, como a sua postura ficando mais esguia automaticamente fará seu corpo parecer mais magro, aumentando assim a sua auto-confiança também.

 

3) Fortalecimento do Centro de Força

Pilates é tudo sobre a força do núcleo – ou Core. Os benefícios da força do núcleo vão muito além de um abdômen definido. Pilates ensina as pessoas a usar seus músculos abdominais corretamente, como recrutar a parede abdominal em vez de deixá-lo distender. Este mecanismo simples pode ser usado 24 horas por dia. Este é um dos grandes motivos que fazem o Pilates oferecer resultados tão rápidos para a musculatura abdominal. Arrumando a casa, lavando o carro, lendo na praia ou simplesmente levantando-se do sofá, em todos estes momentos você aprenderá a ativar a musculatura abdominal. O fortalecimento do núcleo do seu corpo traz diversos benefícios, como a prevenção de lesões, melhoria da postura, redução da dor lombar e até mesmo promover a função intestinal adequada.

 

4) Hábitos saudáveis

Core tonificado, costas fortes, aumento do metabolismo – é fácil ver como Pilates pode fazer alguém um pouco mais confiante em si mesmo. Os benefícios demonstram-se em outros aspectos de sua vida. Você vai imediatamente recuperar sua altura, ter mais flexibilidade e se sentir mais forte, além de melhorar a sua consciência corporal. Isto deixará você mais apto a adquir hábitos mais saudáveis: comprar os alimentos certos nos supermercardo, ir mais à feira, ir à padaria à pé, brincar mais, enfim, melhorando seu corpo você está propenso a entrar num ciclo virtuoso em que quanto mais vê resultado no seu corpo, mais motivado – e disposto – se sente para rever seus hábitos.

 

5) Complete com exercícios cardio-respiratórios

Combine os benefícios do treinamento de força de Pilates com um treinamento aeróbico simples. Caminhadas de 30 a 40 minutos, de três ou quatro vezes por semana podem ser o suficiente para completar a queima de calorias necessárias para seu emagrecimento. Caso queria um resultado ainda mais otimizado converse com seu instrutor de Pilates e peça um treino que aumente a queima de gordura.

 

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